O que é o quintau?
O Quintau Coletivo é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) com sede em Fortaleza, no Ceará, que atua na promoção do Direito à Cidade e do Direito à Moradia e no combate às desigualdades socioambientais. O Quintau acredita que a construção de cidades e comunidades mais justas e sustentáveis depende do envolvimento direto dos sujeitos que ativamente produzem o espaço e transformam o território no cotidiano.
Nosso trabalho se estrutura a partir da busca pela ampliação do controle social nos processos de produção do espaço, instrumentalizando os saberes técnicos em favor dos interesses e demandas de grupos locais, e na efetivação da função social da cidade como meio de proteção de direitos sociais. Isso impacta diretamente no acesso à direitos, no combate à segregação socioespacial e na preservação dos ecossistemas e recursos naturais. O Quintau tem compromisso com a democratização da informação sobre a cidade, com a construção de espaços que estimulam o exercício da cidadania, com o desenvolvimento de cidades inclusivas e sustentáveis, com a preservação e recuperação do meio ambiente e com a defesa dos direitos de populações em situação de vulnerabilidade.
O Quintau Coletivo almeja se consolidar como uma plataforma de transformação urbana democrática que articula saberes técnicos, populares e institucionais na construção de territórios resilientes, vivos e autônomos, contribuindo, assim, com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Estamos abertos a parcerias, cooperações técnicas, contratações e formas de financiamento que ampliem nossa atuação.

Nossa história
O Quintau Coletivo foi criado em 2020 a partir do desejo de consolidar um grupo de técnicos comprometidos com a construção de cidades mais justas e democráticas. A OSC parte de uma atuação enraizada na extensão universitária que amadurece e se profissionaliza. Durante a pandemia de Covid-19, atuou na Campanha Despejo Zero e em pesquisas sobre moradia em parceria com o Observatório das Metrópoles. Nesse período, iniciou trabalho de assessoria técnica a ocupações urbanas e movimentos populares, como as Ocupações Carlos Marighella, Dragão do Mar e a Frente de Luta por Moradia Digna, além de realizar ciclos formativos junto ao Movimento de Luta Comunitária (MLC) e apoiar as organizações comunitárias em território de algumas Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) em Fortaleza. Atualmente, o Quintau atua nas ZEIS Bom Jardim e Cais do Porto e assessora a Ocupação Carlos Marighella, em Fortaleza. Ao longo dos anos de existência o Quintau vêm estabelecendo uma importante incidência nos processos que tangem o desenvolvimento urbano da cidade de Fortaleza.


Nossos membros
Conheça as pessoas que compõem o quintau coletivo atualmente:




João Marcello Torquato
[Sócio Fundador]
Mestrando (2023-atual) e Arquiteto e Urbanista (2022) pela Universidade Federal do Ceará (UFC)
Débora Costa Sales
[Sócia Fundadora]
Mestranda (2024-atual) e Arquiteta e Urbanista (2023) pela Universidade Federal do Ceará (UFC)


Carolina Jorge Teixeira Guimarães
[Sócia Fundadora]
Mestre (2022-2024) e Arquiteta e Urbanista (2022) pela Universidade Federal do Ceará (UFC)
Vinicius Saraiva Barretto
[Sócio Fundador]
Mestre (2022-2024) e Arquiteto e Urbanista (2022) pela Universidade Federal do Ceará (UFC)


Luisa Vieira Fernandes da Ponte
[Sócia Fundadora]
Mestre (2022-2024) e Arquiteto e Urbanista (2022) pela Universidade Federal do Ceará (UFC)
Stelme Girão de Souza
[Sòcio]
Mestrando (2023-atual) e Arquiteto e Urbanista (2022) pela Universidade Federal do Ceará (UFC)
Vitória Virna Girão Chaves
[Sócia-Fundadora]
Advogada e Bacharel em Direito (2021) pela Universidade Federal do Ceará






Ex-membros
















Sócios, colaboradores e estagiários que integraram a nossa equipe:
Anderson Mateus
Amanda Rodrigues
Jonas Rocha
Lara Macedo
Natália Brito
Thais Bezerra
Laura Vasconcelos
pePe Souza
Ingrid Pessoa Viana
[Colaboradora]
Graduanda em Arquitetura e Urbanismo (2020 - atual) pela Universidade Federal do Ceará.
Rapahel de Castro Pereira
[Colaborador]
Arquiteto e Urbanista (2024) pela Universidade Federal do Ceará.