Acompanhamento da Ocupação Carlos Marighella
Eixo: Assessoria Técnica Popular
Núcleo de trabalho: Núcleo Tal
[Ficha Técnica]
Ano de Realização: 2022 - presente
Local: Fortaleza/CE
Equipe:
Fulano de Tal
Quintau ColetivoSiclana de Tal
Quintau ColetivoFulano de Tal
Quintau ColetivoSiclana de Tal
Quintau ColetivoFulano de Tal
Quintau ColetivoSiclana de Tal
Quintau ColetivoFulano de Tal
Quintau Coletivo
A Ocupação Carlos Marighella (OCM) surgiu em junho de 2020 no auge da pandemia de COVID-19 no bairro do Mondubim em Fortaleza. A ocupação é formada por 87 famílias de baixa renda inseridas no déficit habitacional de ônus de aluguel e inadequação edilícia. Diante do cenário de crise financeira, social e da saúde do país, as famílias não conseguiram custear o preço do aluguel e até mesmo muitos de seus integrantes perderam o emprego.
A OCM, acompanhada pelos movimentos sociais Organização Popular (OPA) e Unidade Classista (UC), resistiu a seis reintegrações de posse no percurso da sua luta por moradia. O Quintau Coletivo integra a rede de agentes nesta luta por moradia a partir de 2022, junto da Taramela ATAC cujo trabalho vinha sendo realizado desde o início da ocupação.
A atuação do Quintau Coletivo dentro do grupo de assessoria consistiu e consiste na realização de reuniões, acompanhamento de assembleias, composição de audiências públicas, realização de reuniões institucionais de negociação com secretarias locais e elaboração de materiais técnico-políticos que subsidiem a luta popular. O Quintau Coletivo iniciou suas atividades junto ao grupo de assessorias buscando estruturar propostas de projetos participativos para negociações com poder público para viabilidade de construção das moradias. A elaboração da proposta de construção do Caderno de Projetos da OCM surgiu nesse contexto, contando com a elaboração e aprovação do projeto no Edital de ATHIS do CAU-CE em 2023.
Em 2024 a OCM e o Projeto Ambiental Mata Fome, projeto de espaço de horta na comunidade, foram contemplados pelo Prêmio Periferia Viva da Secretaria Nacional de Periferias na categoria de Iniciativas Populares. Atualmente o Quintau Coletivo continua acompanhando a OCM através de atividades desenvolvidas no espaço de horta comunitária e de convivência do Projeto Ambiental Mata Fome e tem atuado junto à comunidade nas negociações técnicas e políticas para o projeto elaborado ser aprovado pela política do Minha Casa Minha Vida.





